Topo

Notícias

Dr. Sarto assume sétimo mandato de deputado estadual em 1º de fevereiro

10/Janeiro/2019
Increase_font Decrease_font

Saiba mais sobre a trajetória do parlamentar que iniciou a carreira como vereador de Fortaleza

 

O deputado estadual Dr. Sarto (PDT) foi reeleito em 2018 para o sétimo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa e tomará posse no próximo dia 1º de fevereiro. Durante a Legislatura que está se encerrando, o parlamentar foi vice-líder do Governo Camilo Santana e presidente da Comissão de Fiscalização e Controle.

Ao longo de 30 anos de vida pública, Sarto ocupou diversas posições estratégicas na política cearense. Foi líder do Governo Cid Gomes e presidiu as comissões de Constituição Justiça e Redação e de Educação, além da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou fraudes no Seguro DPVAT.

Já compôs a Mesa Diretora da Assembleia no biênio 2011/2012 como primeiro vice-presidente, chegando à presidência da Casa, em janeiro de 2013, quando Roberto Cláudio, após vitória nas eleições municipais de 2012, assumiu a Prefeitura de Fortaleza.

Sarto ingressou na vida pública com o trabalho humanitário no Fundo Cristão para Crianças. A carreira política iniciou em 1988, quando foi eleito pela primeira vez vereador de Fortaleza. Quatro anos depois, após ser reeleito, tornou-se presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, chegando a assumir interinamente a Prefeitura da Capital em diversas oportunidades.

José Sarto Nogueira Moreira é natural do município de Acopiara, interior do Estado. É formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio nos Estados Unidos da América na área da Ginecologia e Obstetrícia. Recentemente, ingressou no curso de mestrado de Ciência Política do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Fala inglês, francês e alemão.