Topo

Notícias

Centro de Treinamento do Trabalhador Cearense: complexo é inaugurado como o maior do setor no Brasil

30/Novembro/2015
Increase_font Decrease_font

Objetivo é capacitar trabalhadores de cidades como São Gonçalo do Amarante, Paraipaba e Fortaleza para o Porto do Pecém.

O Governo do Ceará inaugurou na manhã de sexta-feira (27) o Centro de Treinamento do Trabalhador Cearense (CTTC), localizado no entroncamento das rodovias CE 085 (Estruturante) e CE 422, próximo ao Porto do Pecém.

O novo equipamento ofertara cursos nas áreas de metal mecânica, construção civil, transporte e logística e petroquímica. O centro vai formar cerca de 1,2 mil pessoas por ano para atender principalmente as demendas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O objetivo é capacitar trabalhadores das cidades de São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Paracuru, Maracanaú, Maranguape, Paraipaba, Pentecoste e Fortaleza.

O CTTC foi idealizado para promover capacitação profissional de excelência em áreas estratégicas do Estado, e está estruturado para ser um dos principais instrumentos na promoção da capacitação e na formação de mão de obra dos trabalhadores e estudantes do Ceará. “Ou seja, formações que irão impactar diretamente tanto na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), como em todo País”, explicou o governador Camilo Santana.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho, comemorou a chegada do Centro. Fico ainda mais contente em saber que esta inauguração está sendo feita justamente no dia de comemoração dos 147 de emancipação política do nosso município. É um presente para a vida dos jovens e adultos que serão beneficiados aqui”.

Durante a cerimônia, foi assinada a cessão de uso do CTTC ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que irá administrar e coordenar os cursos preparatórios de formação técnica para estudantes e profissionais, atendendo diretamente as necessidades das indústrias localizadas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Detalhes do empreendimento

Para o funcionamento do CTTC, foram investidos recursos da ordem de R$ 33.742.623,54 em obras e equipamentos. Cerca de R$19 milhões do Governo do Estado e o restante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O novo espaço conta com uma área total de 9,1 mil m², contemplando as áreas administrativas e de ensino, cozinha semi-industrial, três laboratórios e um auditório com capacidade para 275 pessoas.