Topo

Notícias

Dunga recebe Título de Cidadania da AL por trabalho social no Ceará

09/Dezembro/2014
Increase_font Decrease_font

Homenagem reconhece engajamento nas áreas de esporte e educação no Interior do Estado.

O ex-jogador e atual técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Dunga, recebeu o Título de Cidadão Cearense nesta segunda-feira (08/12), durante a Noite das Personalidades Esportivas. O evento, que aconteceu no Marina Park, é promovido anualmente pelo jornalista Sérgio Ponte. A comenda foi concedida pela Assembleia Legislativa do Ceará, por iniciativa do líder do Governo, deputado José Sarto (Pros).

O projeto de lei de autoria de Sarto foi apresentado e aprovado em 2009, por unanimidade. Trata-se de um reconhecimento ao trabalho iniciado por Dunga em 2003, por meio da organização não governamental Brazilian Mission, que implantou o Projeto Decolando. A iniciativa desenvolve ações nas áreas de esporte e educação junto a estudantes da rede pública de ensino. No Ceará, o projeto contemplou municípios das regiões do Cariri e Centro-Sul.

 "Fico feliz. É um reconhecimento por uma amizade de longo tempo. É sempre bom ter novos amigos e participar de alguma forma", agradeceu Dunga a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa.

 "O Dunga, em 2003, antes mesmo de ser técnico da Seleção Brasileira, e outros atletas de renome nacional, como o jogador Careca, atacante da Seleção, e João Paulo, que  também era atacante, desenvolviam uma atividade social em uma organização não governamental, ajudando crianças carentes no Brasil todo. E aqui, no Ceará, eles vinham ajudando escolas de municípios cearenses, como Várzea Alegre e Cariús", disse Sarto. O parlamentar afirmou que o título faz justiça ao engajamento social de Dunga.

Carlos Caetano Bledorn Verri, conhecido como Dunga, nasceu em Ijuí, no Rio Grande do Sul, em 31 de outubro de 1963. Como jogador de futebol, foi campeão na Copa do Mundo Fifa de 1994 e, atualmente, é treinador da Seleção Brasileira de Futebol pela segunda vez.

Em 2006, assumiu o comando técnico da Seleção pela primeira vez. Treinou o time nas Olimpíadas de 2008, em Pequim, venceu a Copa das Confederações de 2009, além da Copa América da Venezuela, em 2007, e garantiu a classificação antecipada ao Mundial de 2010.

 A solenidade foi prestigiada pelo governador Cid Gomes, pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Luís Gerardo Pontes Brígido, pelos deputados Gony Arruda (PSD) e Tin Gomes (PHS), pelo deputado Federal André Figueiredo (PDT-CE), pelo secretário especial de grandes eventos esportivos, Ferruccio Feitosa, entre outras autoridades.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa