Topo

Notícias

Conheça Mauro Filho, candidato ao Senado da coligação “Para o Ceará Seguir Mudando”

11/Julho/2014
Increase_font Decrease_font

Economista, professor da UFC, cinco vezes deputado estadual e ex-secretário da Fazenda do Estado


Candidato a senador da coligação “Para o Ceará Seguir Mudando”,  Mauro Benevides Filho (PROS) é formado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e Ph.D na mesma área pela Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos. Em outubro de 1985 foi aprovado em concurso público para ingressar no quadro acadêmico do Curso de Mestrado e Doutorado em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde exerce a função de Professor.

Mauro Filho tem trabalhos publicados, como ” Background Familiar e a Distribuição de Renda no Brasil”, Revista Econômica do Nordeste, Abril/junho,vol.18, 1987; “Income Distribution in Brazil: 1970 – 1980 compared” , Vanderbilt University Press, maio de 1985. Publicou ainda, de 1986 a 2010, livros com a avaliação do processo eleitoral cearense.

Na área política e administrativa, exerceu, em 1989, o cargo de Secretário da Fazenda da Prefeitura Municipal de Fortaleza, na gestão do então prefeito Ciro Gomes, eliminando o déficit crônico orçamentário oriundos dos oito anos anteriores a sua gestão. Em abril de 1990, renunciou ao cargo de Secretário para se candidatar a uma cadeira de Deputado Estadual, elegendo-se com expressiva votação.

Em março de 1991, foi convidado pelo Governador Ciro Gomes para exercer a função de Secretário de Planejamento e Coordenação do Estado do Ceará. Já em 1993 foi designado pelo Governador para exercer as funções de Secretário da Casa Civil, onde promoveu a articulação política e administrativa do Governo Estadual. De 1994 a 2010 foi reeleito – sucessivamente – Deputado Estadual.

Em 2007 foi convidado pelo Governador Cid Gomes para gerir a pasta da Secretaria Estadual da Fazenda, sendo reconduzido a mesma, em 2011, para continuar o trabalho de reduzir a carga tributária incidente sobre a população menos favorecida e elevar a capacidade de investimento do Estado.

Fonte: Site oficial do PROS Ceará