Topo

Notícias

Assembleia Legislativa homenageia HGF

19/Maio/2014
Increase_font Decrease_font

Sessão solene em comemoração aos 45 anos do Hospital é iniciativa do deputado Sarto

A Assembleia Legislativa realizou na terça-feira (20), 18 horas, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração aos 45 anos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), por iniciativa do deputado José Sarto (Pros), líder do Governo.

Segundo o parlamentar, que é médico há 30 anos, a homenagem é dedicada não apenas a esse “fundamental equipamento de saúde para todo Ceará, mas também a todos os abnegados profissionais que, ao longo de 45 anos, cuidaram do nosso povo e ajudaram a salvar tantas vidas".  

Seis homenageados receberam placas em alusão aos 45 anos, entre eles o secretário Ciro Gomes, além de um paciente e profissionais da saúde que fizeram a história do Hospital, como o médico Dr. Luciano Simões Eugenio de Souza.

Sarto pondera que, embora o hospital ainda enfrente desafios, não se pode deixar de reconhecer as melhorias no equipamento ao longo de sua história, e, principalmente, nos últimos sete anos, na administração do governador Cid Gomes. “Hoje encontramos uma situação muito mais digna para os pacientes", defende.

Ele lembra que, em 2007, no primeiro ano da atual administração, foi iniciada a reestruturação do Hospital e, dos 241 leitos então existentes, a unidade conta hoje com 551. Para o parlamentar governista, a reforma e a entrega da Unidade Régis Jucá e a da nova emergência, fez  do hospital referência em atendimento para o País.

Sarto também ressalta a atuação do secretário Ciro Gomes, que assumiu a pasta de Saúde em 2013.  “Faltava encarar o problema histórico e complexo, que é a superlotação na unidade. Essa missão foi assumida pelo secretário que, em 2013, pôs fim as internações de pacientes nos corredores, graças a várias ações gerenciais, como a contratação e qualificação de leitos na rede complementar”.