Topo

Notícias

Sarto faz balanço de ações do Governo do Ceará na saúde

01/Novembro/2013
Increase_font Decrease_font

Parlamentar afirmou que Cid Gomes está construindo melhor rede pública de saúde do País

Sarto na tribuna do Plenário 13 de MaioO líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Dr. Sarto (Pros), afirmou na sessão plenária desta sexta-feira (1º) que o Governo Cid Gomes entregará à população cearense, ao fim do atual mandato, a melhor rede pública de saúde do País. 

O parlamentar destacou a inauguração da décima Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), em Pentecoste, que tem gestão consorciada e custeio rateado entre União, Estado e os municípios de Pentecoste, Apuiarés, General Sampaio, São Luís do Curu e Tejuçuoca. A nova UPA conta com 14 médicos e mais 44 outros profissionais.

upa pentecoste

Seis UPAs já atendem na capital nos bairros Praia do Futuro, Autran Nunes, Messejana, Canindezinho, Conjunto José Wálter e Conjunto Ceará. Até a manhã de 29 de outubro, juntas, as  unidades realizaram mais de 865 mil atendimentos. Outras três em pleno funcionamento ficam na Região Metropolitana: Eusébio, Maranguape e Caucaia.

Ao longo do mês de novembro, Cid Gomes e o secretário da Saúde, Ciro Gomes, vão inaugurar outras seis UPAs no Interior: Tauá, Crateús, São Gonçalo do Amarante, Aracoiaba, São Benedito e Canindé. 

Sarto anunciou ainda a entrega da policlínica no município de Icó, que é a 11ª construída pela administração de Cid Gomes no Ceará . Ao todo, serão 22 policlínicas distribuídas em todas as regiões do Estado. Além de Icó, já contam com esses equipamentos os municípios de Tauá, Camocim, Baturité, Brejo Santo, Campos Sales, Acaraú, Aracati, Itapipoca, Sobral e Pacajus. Nelas, os pacientes têm consultas e o exames com hora marcada.

Outras policlínicas regionais, que estão recebendo os equipamentos, serão inauguradas até o final de novembro. Entre elas, as de Quixadá e Iguatu.       

O Governo entregou também em Icó o 16º Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Ao todo, serão 19 CEOs. Faltam mais três, portanto.

Para o líder do Governo na Assembleia, essa nova rede de saúde formada ainda pelos hospitais regionais Norte e do Cariri - e do Sertão Central em construção - será a melhor entre todos os estados da federação. 

Prefeitura de Fortaleza

Sarto também elogiou a atuação do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio na gestão da saúde da capital. De acordo com o parlamentar, a gestão municipal  está investindo cerca de R$ 49 milhões na melhoria de 65 dos 92 postos de saúde da capital e na construção de 25 novas unidades.Sendo que 13 postos já foram reformados e reinaugurados este ano.