Topo

Notícias

Governo do Ceará inaugura UPA 24h do Conjunto Ceará

17/Outubro/2013
Increase_font Decrease_font

A nova UPA beneficia principalmente a população de 44,5 mil habitantes do bairro e entorno

UPA do Conjunto Ceará é inaugurada

O governador do Estado, Cid Gomes, e o secretário da Saúde, Ciro Gomes, inauguram nesta quinta-feira (17) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) do Conjunto Ceará, em Fortaleza. O investimento de R$ 3,9 milhões em instalações e equipamentos é 100% do Governo do Estado do Ceará.

A nova UPA beneficia principalmente a população de 44,5 mil habitantes do Conjunto Ceará e os moradores dos bairros vizinhos, como Genibaú, Bom Jardim, João XXIII, Bonsucesso, Granja Lisboa e Granja Portugal.

A UPA do Conjunto Ceará conta com 13 leitos e 150 profissionais. São 36 médicos e 18 enfermeiros. Além de consultas médicas para crianças e adultos, na UPA são realizados exames de raio x, eletrocardiograma e exames laboratoriais.

A unidade não fecha. Atende de domingo a domingo, até nos feriados, casos de urgência e emergência, como dores no peito, falta de ar, convulsão, diabetes descompensada, queda e fraturas não expostas.

A UPA 24h do Conjunto Ceará é a sexta entregue pelo Governo do Estado na Capital. A unidade vai desafogar a UPA no Autran Nunes, a mais procurada pelos pacientes. Para se ter uma ideia, do dia 19 de abril do ano passado até o último dia 14, a UPA do Autran Nunes realizou 233 mil atendimentos.

Nas cinco UPAs 24 horas já em funcionamento em Fortaleza foram realizados 840.651 atendimentos até o último dia 14.

Na Região Metropolitana há três UPAs 24h atendendo à população, construídas pelo Governo do Estado, com apoio do Ministério da Saúde, em Maranguape, Caucaia e Eusébio, entrege a população cearense na última quinta-feira (10), conforme Sarto destacou na tribuna do Plenário 13 de Maio.

No Interior, há 11 unidades sendo concluídas para o governador entregar à população em Pentecoste, São Gonçalo do Amarante (Pecém), Aracoiaba, São Benedito, Canindé, Russas, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Tauá, Quixadá.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará