Topo

Notícias

Sarto registra inauguração de UPA do Eusébio e destaca investimentos na saúde

10/Outubro/2013
Increase_font Decrease_font

Segundo parlamentar, governo Cid Goms está tornando a rede pública de saúde do Ceará a mais estruturada do País.

O líder do Governo na Assembleia, deputado Dr. Sarto (Pros), destacou a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Eusébio, que será entregue à população nesta quinta-feira (10) pelo governador Cid Gomes e pelo secretário da Saúde Ciro Gomes.

UPA do Eusébio é inaugurada

Em Fortaleza, já são cinco UPAs. Dentro de poucos dias serão seis, com a inauguração de uma nova unidade no Conjunto Ceará. Na região metropolitana, somam-se três com a do Eusébio, que também atende Aquiraz. Para o interior, o Governo construiu e logo entregará mais nove. Todas concebidas e executadas pelo governador Cid Gomes.

De acordo com o parlamentar, a nova UPA do Eusébio teve investimento de R$ 2,8 milhões em estrutura de engenharia e mais R$ 980 mil em equipamentos. “É uma unidade de altíssimo nível com uma equipe de 36 médicos e 18 enfermeiros além de outros servidores. A UPA funcionará 24 horas por dias todos os dias da semana”, ressaltou.

Sarto lembrou que a UPA faz parte do projeto do Governo para melhorar o sistema de saúde da capital cearense. “Fortaleza já tem cinco UPAs e realizou atendimento a 830 mil pacientes nestas unidades. Vamos desafogar lentamente a demanda reprimida de grandes hospitais como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Instituto Dr. José Frota (IJF)”, declarou.

Sarto citou ainda os outros investimentos que estão sendo realizados em unidades hospitalares e de atendimento no interior do Estado, a exemplo do hospital de Sobral, do Cariri e o novo hospital que está sendo construído em Quixeramobim. O parlamentar lembrou também a inauguração do heliponto do IJF, melhorando o acesso de pacientes de urgência ao hospital.

O deputado Júlio César Filho (PTN), vice-líder do Governo, disse que o Hospital do Cariri já atendeu mais de 622 mil pacientes, contribuindo para a melhoria dos atendimentos nos grandes hospitais de Fortaleza. Ele afirmou que Ciro Gomes está conseguindo resolver o problema do “piscinão” no HGF com a criação de novos leitos.

O deputado Camilo Santana (PT) destacou a qualidade dos equipamentos hospitalares que estão sendo inaugurados no Ceará. Gony Arruda ressaltou que o compromisso do Governo com a saúde está sendo cumprido com “qualidade, zelo e atenção”, enquanto Antonio Carlos lembrou que os projetos das UPAs tiveram início com o ex-presidente Lula e contam com repasse de recursos do Governo Federal. Mauro Filho disse que em 2006 o Tesouro Estadual bancava 66% dos investimentos em saúde e o SUS 34%. Em 2012 o número passou para 77% do Tesouro Estadual e 23% do SUS, mostrando que os investimentos do Governo do Estado aumentaram de proporção no aporte financeiro do setor.

O deputado Hermínio Resende (Pros) lembrou que foram realizadas ontem 30 cirurgias de catarata pelo Governo do Estado e novas parcerias estão sendo firmadas com instituições como a Santa Casa de Misericórdia para outros procedimentos. Já a deputada Fernanda Pessoa (PR), também em parte, pediu prioridade na realização de cirurgias e sugeriu mutirões para resolver a grande fila de espera da população.

Os deputados João Jaime (DEM), Tino Tibeiro (PSDC), Leonardo Pinheiro (PSD), Camilo Santana (PT), Gony Arruda (PSD), Antonio Carlos (PT), Mauro Filho (Pros) e Hermínio Resende (Pros) também elogiaram em aparte, os investimentos do Governo Estadual na área da saúde. João Jaime pediu ainda a instalação de uma UPA na região do Baixo Acaraú; Tino Ribeiro solicitou a conclusão da UPA de Cascavel, e Leonardo Pinheiro requereu que o Governo analisasse o projeto de sua autoria para construção de hospital no Vale do Jaguaribe.

Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
E-mail: agencia@al.ce.gov.br
Twitter: @Assembleia_CE

-------------------------------------
contato@deputadosarto.com.br
@drsarto
facebook.com/drsarto.nogueira