Topo

Notícias

Educadores sociais são homenageados na Assembleia

20/Setembro/2013
Increase_font Decrease_font

Sessão solene foi solicitada pelo deputado José Sarto (PSB) e foi realizada na data em que se comemora o Dia do Educador Social

Educadores sociais do Estado foram homenageados durante sessão solene, na tarde desta quinta-feira (19/09), em comemoração ao Dia Nacional do Educador Social, celebrado em 19 de setembro. Requerido pelo líder do Governo na Casa, deputado José Sarto (PSB), a homenagem contou com a presença dos deputados federais Chico Lopes (PCdoB) e Paulo Henrique Lustosa (PMDB).

Entrega de placas comemorativas

Sarto parabenizou os homenageados e reconheceu a importância do trabalho desenvolvido pelos Educadores Sociais na ressocialização de jovens que cumprem medidas socioeducativas ou em situação de risco. “Esse trabalho é para quem realmente é vocacionado, é uma missão. Pois os educadores lidam com crianças e adolescentes que muitas vezes vêm de famílias desestruturadas, são menores infratores, tiveram dificuldades para sobreviver, daí a importância desses profissionais serem reconhecidos e homenageados”, afirmou o deputado.

Além de parabenizar a classe homenageada, Chico Lopes falou da importância da regulamentação da profissão no Brasil. Lembrou também que desde 2009 tramita um projeto, de sua autoria, que regulamenta a profissão em lei. “Temos que ter consciência que esses profissionais são instrumentos de transformação da sociedade”, frisou.

Homenagem ao Dia do Educador Social
Já Paulo Henrique Lustosa lembrou que a data foi escolhida para ser comemorada no dia 19 de setembro, em alusão ao dia do nascimento do educador Paulo Freire. “A educação social está cada vez mais presente nas práticas de educação não formal, com atuação destacada no atendimento das demandas e necessidades das crianças e adolescentes do País”, destacou o deputado.

Em nome da categoria, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Instituições de Estudo, Pesquisa e Assistência do Bem Estar da Criança (Sintbem), Verônica dos Santos, informou que atualmente existem 10 mil educadores sociais em todo o Estado. “Precisamos ser lembrados e respeitados. Não vamos deixar que essa data seja esquecida”, acrescentou.

Foram homenageados com comendas comemorativas os educadores sociais Aloísia Trindade, Cleiton Damasceno, Emanuel Acrízio, Francisco Evandro, José Adriano Cruz, José Wilson Jovino, Maria Verônica Santos, Paulo Júnior Tavares, Renata Pires, Sanha Vinhas Araújo e Helionete da Silva. Também participaram da homenagem o presidente da Associação de Educadores e Educadoras Sociais (Aesc), Jean Rodrigues e o representante do projeto social Sementes, Carlos Filho.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
E-mail: agencia@al.ce.gov.br
Twitter: @Assembleia_CE