Topo

Notícias

Sarto explica por que viadutos são melhor para entroncamento no bairro Cocó

18/Setembro/2013
Increase_font Decrease_font

Parlamentar lamentou "politização" do debate em torno da obra e disse que decisão da prefeitura é de caráter estritamente técnico.

O deputado José Sarto (PSB), líder do Governo na Assembleia, defendeu na sessão plenária desta terça-feira (17) a construção de viadutos no entroncamento das avenidas Antonio Sales e Engenheiro Santana Júnior como melhor alternativa para o trânsito na região.

O parlamentar ressaltou que o projeto tocado pela Prefeitura de Fortaleza tem caráter estritamente técnico e que a gestão do prefeito Roberto Cláudio não encara o impasse em torno da obra de forma política, mas sim de forma administrativa. Ele lamentou que “esteja havendo uma politização do debate”.

Tribuna do Plenário 13 de Maio

Segundo Sarto, a obra pertence a um projeto maior de mobilidade denominado Transfor, que prioriza o transporte coletivo. O foco principal do Tranfor, esclareceu ele, são os corredores exclusivos para ônibus - os chamados BRTs.

O parlamentar destacou que esses veículos de transporte coletivo trafegarão na nossa Capital de forma prioritária por grandes vias, com faixas exclusivas, evitando semáforos, encurtando os trajetos, os tempos de viagem e, portanto, reduzindo engarrafamentos e como consequência diminuindo também a emissão de gases poluentes.

O líder do Governo revelou ainda que uma equipe técnica da Prefeitura de Fortaleza analisou cada proposta alternativa aos viadutos apresentada em um concurso de idéias realizado recentemente. De acordo com ele, todas se mostraram inapropriadas ou inviáveis tecnicamente.

De acordo com Sarto, aquele entroncamento, sob vários aspectos técnicos e ambientais, não comporta túneis. A prefeitura vai construir ali viadutos porque é a solução de engenharia mais adequada, destacou ele.